sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista: bibliotecária em uma fábrica de móveis...

O blog "Guiabibliotecário" apresenta a sua primeira entrevista feita por Bethânia com a bibliotecária Daiane Oliveira Silva, graduada na UFG no final do ano de 2010.

Entrevista:

Bethânia: O que você sentiu ao se formar ?
Daiane: Primeiramente senti muita insegurança, quando estamos na universidade temos uma sensação de proteção e ao  sairmos dela a sensação de deixá-la é muito ruim. Sentimos falta dos colegas de sala, dos professores, dos estágios, enfim, temos muito medo de ficar desempregados. Essa sensação é muito comum nos alunos recém formados.

Bethânia: Diante de toda essa insegurança qual foi a sua atitude depois de concluir o curso?
Daiane: Sempre busquei manter contato com minha turma, ligava e mandava e-mail para os meus ex-colegas de sala, acho esses contatos importantes, porque além de manter uma interação com  pessoas que foram importantes no decorrer da sua vida é uma oportunidade de ficar informado sobre o mercado de trabalho, vagas existentes na cidade. Enfim, procurei sempre me informar com os colegas e distribuir currículos em vários lugares .

Bethânia:  Você no momento está trabalhando? Se sim, você encontrou dificuldades para encontrar seu primeiro trabalho?
 Daiane: Sim, estou trabalhando, como falei deixei vários currículos inclusive na internet. Neste período de espera bateu medo mas não desisti de procurar e foi através da internet  que tive um convite para uma entrevista na USE MOBILIÁRIO CORPORATIVO, trata-se de uma indústria de móveis para escritório, localizada no residencial Triunfo na cidade de Goianira –GO. Quando recebi o convite para a entrevista fiquei imaginando como seria meu trabalho dentro de uma indústria de móveis. Quando participei da seleção fiquei sabendo que se tratava de uma empresa com cerca de 500 funcionários, sendo que a grande maioria tem apenas o ensino fundamental. Pensando em qualificar seus funcionários a empresa implantou o projeto de Educação  par Jovens e Adultos –EJA para seus funcionários terem oportunidades de estudar. Juntamente com o projeto EJA implantaram também o projeto de uma biblioteca em parceria com o SESI. Assim abriram uma vaga para bibliotecário. Foram cinco etapas, no processo de seleção concorri com outros cinco profissionais e ao final deu tudo certo.

Bethânia: Qual são as exigências feitas a você dentro do seu local de trabalho?
Daiane: Como essa biblioteca está começando tenho que organizá-la com um todo, tenho que fazer todo o processamento técnico e o mais importante, devo mostrar para a empresa que ela é importante para a organização. Tenho que manter um relatório do uso biblioteca, assim todos que a utilizam deve assinar um a lista  de frequência ao sair da mesma. A empresa cobra resultados então tenho que elaborar projetos para levar usuários para dentro da biblioteca, incentivar a leitura, incentivar o empréstimo dentre outros.

Bethânia: Como você vê o mercado de trabalho para o bibliotecário?
Daiane: Acho que está expandindo bastante, é importante que os profissionais estejam preparados para  quando surgirem a oportunidade. Ao sair da universidade damos conta que os conhecimentos adquiridos dentro dela não são  suficientes para competirmos no mercado de trabalho. Assim experiência é fundamental, principalmente no que diz respeito a empresas particulares. Elas estão oferecendo grandes oportunidades para os profissionais bibliotecários com experiências. Outra grande oportunidade é o serviço público em que os profissionais podem ter grandes chances para atuar. Para tanto, é necessário disciplina e bastante estudo.

 Bethânia: Quais as suas expectativas na  sua profissão ?
Daiane: Tenho bons olhos para nossa  profissão, mas  ainda enfrentamos salários baixos e pouca valorização profissional, então temos que lutar por melhoras em todos os âmbitos de nossa profissão. Guiabibliotecário.

     A entrevista mostrou que o(a) bibliotecário(a) enfrenta diversos desafios. Apesar da carreira estar em expansão, no entanto, a experiência é fundamental no mercado de trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário