sexta-feira, 17 de junho de 2011

Artigo: A estrutura da carreira em Biblioteconomia: contribuição à Classificação Brasileira de Ocupações

Artigo de Jussara Pereira Santos, Iara Conceição Bitencourt Neves e Ivone Job o qual fala sobre a carreira de biblioteconomia no Brasil, tanto do bibliotecário quanto do auxiliar. Segue o resumo:

Analisa aspectos da carreira em Biblioteconomia no Brasil abordados pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) (2002) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  A gênese da descrição e a estruturação das atividades da Área, incluídas na CBO, que contou com a presença de profissionais de vários tipos de bibliotecas são relatadas. As atividades arroladas para os bacharéis em Biblioteconomia são cotejadas com aquelas desempenhadas pelos técnicos em Biblioteconomia e pelos auxiliares de biblioteca, procurando encontrar suas correspondências, de modo a identificar o conjunto de atribuições e atividades que são desempenhadas pelos diferentes segmentos que compõem, de fato e de direito, a comunidade biblioteconômica brasileira. São abordados, também, aspectos conceituais, legais e estruturais da carreira em Biblioteconomia no Brasil, propondo-se uma hierarquização que contemple o auxiliar de biblioteca, o técnico em Biblioteconomia, o Bacharel em Biblioteconomia e, ainda, o pós-graduado com graduação ou não, na Área.

Palavras-chave: Bibliotecário. Técnico em Biblioteconomia. Estrutura. Carreira. Biblioteconomia. Classificação Brasileira de Ocupações.

Artigo completo disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário