segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atuação do bibliotecário nas empresas

   O bibliotecário, ao participar das organizações empresariais pode desempenhar uma posição estratégica e privilegiada no ambiente organizacional, desde que assuma como papel profissional, tanto o domínio e uso da tecnologia quanto o emprego da capacidade de identificação e mapeamento do capital intelectual e informacional, contribuindo para os processos da organização. E ao assumir um papel de parceiro ativo nos processos de informação, pode agregar valor e, em alguns casos, pode inclusive interferir na tomada de decisões. Isso demonstra condições de uma atuação pró-ativa, fator crítico e decisivo para o modelo de administração e para o reconhecimento do valor do bibliotecário nas organizações.
   Os bibliotecários devem posicionar-se no atual ambiente, restabelecendo a amplitude de seus papéis como profissional, propiciando assim um aumento do campo de atuação na gestão da informação dentro das organizações.
   Como observado anteriormente, a nova sociedade é constituída por elementos e características que estão afetando os paradigmas tradicionais e o mercado de trabalho do profissional bibliotecário, gerando novas oportunidades e desafiando-o a repensar a sua profissão e a assumir novos papéis.
   Administrar adequadamente os recursos informacionais e seus fluxos na organização representa hoje uma necessidade cada vez mais premente em qualquer tipo de negócio. Segundo Beal (2004), a informação e o conhecimento representam patrimônios cada vez mais valiosos, necessários para que se possa prever, compreender e responder às mudanças ambientais e alcançar ou manter uma posição favorável no mercado.
   O conceito de como administrar as empresas com base na gestão das informações, faz com que elas mudem suas estratégias para sobreviver no mercado competitivo. Qualquer que seja o nicho de mercado escolhido, dever-se-á, pelo menos, utilizar ferramentas gerenciais adequadas. Gerir estrategicamente os processos decisórios e operacionais com informações internas e de qualidade, adaptando-as às necessidades do negócio, significa utilizar as informações como ferramenta de vantagem competitiva visando o sucesso empresarial.
   Através da informação, a empresa poderá administrar estrategicamente seu negócio, ajudando os gerentes a decidir questões tais como: Quando e Onde investir? Qual a capacidade da empresa em atender melhor o cliente? Qual será a possível reação dos funcionários em relação ao novo caminho escolhido? Entre várias outras questões, derivadas da necessidade de reflexão.
   Para que essas informações sejam disponibilizadas dentro da empresa.

NOELI VIAPIANA. Bacharel em biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Formação de Leitores pela Faculdade Integrada Jacarepaguá/RJ em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário