domingo, 12 de junho de 2011

Bibliotecário: profissão do passado ou do futuro?

A profissão de bibliotecário é uma das mais antigas que existe. Na Idade Média já havia monges bibliotecários que, naquela época, eram responsáveis apenas por guardar os livros. O tempo passou e a profissão sobreviveu, sendo obrigatório, a partir de 1962, o curso superior em biblioteconomia para exercê-la no Brasil.

Classificar, organizar, documentar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação são algumas das funções do bibliotecário. Informação e cultura são palavras de ordem para ele, que tem por obrigação disseminá-las da melhor forma possível, a fim de atender de maneira rápida e precisa a quem delas necessitar.

O campo de trabalho para o bibliotecário é um dos que mais crescem. Hoje é possível encontrá-lo em hospitais, escritórios de advocacia, usinas, indústrias, emissoras de TV ou rádio, bancos, na organização da informação virtual, na assessoria de construção de sites ou nas áreas tradicionais que são as bibliotecas escolares, públicas ou universitárias e os centros de informações.

Com os avanços da profissão, este profissional deve saber muito mais do que carimbar e guardar livros em estantes; o profissional que o mercado exige hoje passa longe da imagem muito divulgada, de uma senhora de coque no cabelo exigindo silêncio absoluto na biblioteca. Além da graduação, exige-se uma postura dinâmica com facilidade em trabalhar e gerenciar equipes e de aprender a cada dia. Sem nunca deixar de lado o gosto pela leitura, fator primordial para ser um bom bibliotecário.

Por: Alessandra Alves de Souza , bibliotecária da Faculdade Anhanguera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário