quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Você sabia que a lâmpada do Aladim bem como o livro aberto são os símbolos da Biblioteconomia?


O Anel de Grau

        Em janeiro de 1963, durante a Reunião Anual do Conselho Diretor da FEBAB, foram postas em votação três sugestões, apresentadas pela Associação Paulista de Bibliotecários, Associação dos Bibliotecários do Município de São Paulo e Associação dos Bibliotecários do Paraná. A matéria visou fixar o modelo do anel de grau para o bibliotecários.
        O pedido de pronunciamento foi encaminhado às Associações filiadas e Escolas de Biblioteconomia, através da Circular nº 17, de Novembro de 1962.
        Na reunião do Conselho Diretor votaram Presidentes de Associações e alguns Delegados, sendo seis favoráveis ao modelo apresentado, com algumas modificações; dois delegados se pronunciaram pelo adiamento da matéria; um votou contra.
        Tendo a maioria se manifestados favorável, ficou decidido que o anel de grau do bibliotecários deveria ter as seguintes características:

Pedra: Ametista
Emblemas:  Lâmpada de Aladim e um livro aberto.

Considerações e Simbolismo
http://mauren.terra.com.br
Ametista - (gr. Amethystos) - Pedra preciosas de cor violeta. E uma variedade do quartzo, encontrada no Brasil, Uruguai, Sibéria e no Sri Lanka (ex-Ceilão). Classifica pedra da amizade, reforça a memória, preserva de alucinações. Defende contra a embriagues. É a pedra usada para os anéis dos bispos.

Lâmpada de Aladim - Desde os tempos antigos simboliza a perene vigília, a atividade intelectual; o árduo trabalho das especulações litero-científicas.

Livro Aberto - Significa o oferecimento da educação e da cultura.

Confecção - O anel deverá ser feito em ouro, tendo lateralmente os símbolos já mencionados, em platina para ficarem em relevo. Todas as especificações aqui apresentadas, foram encaminhadas as Associações e Escolas, pela Circular nº. 5, de Março de 1963.

 Referência Bibliográfica:
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários. O anel de grau.  FEBAB, estrutura e funcionamento. 2.ed.  São Paulo, FEBAB, p.57.  1980.   99p.

Fonte: UFSC
Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/bibliote/acb/simbolismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário