sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Já que é natal...


Imagem: Sentinela no escuro


Já que é Natal vale a reflexão: nossas bibliotecas realmente proporcionam maravilhas como essas?

Poucas permitem isso. Como julgar estudantes por não terem o hábito de leitura ou por não frequentarem bibliotecas enquanto que a realidade de tal lugar é completamente distante do que deveria ser?

Embora essa fala não seja embasada por teóricos não é necessário uma  pesquisa científica para constatar que muitas bibliotecas, principalmente as escolares, não são merecedoras desse status. Quantos de nós tivemos a oportunidade de frequentar, durante a escola, uma biblioteca? Quantos de nós estudamos em uma escola que teve uma biblioteca? Para muitos de nós a primeira biblioteca que fomos foi durante a graduação, mesmo para aqueles que estudaram em escolas privadas...

E quando existem bibliotecas no ambiente escolar, como elas são? Depósitos comandados por pessoas as quais não tem qualquer conhecimento da área, e que poucas vezes fazem algo por ela ou por seus usuários. Em outras palavras, esses ambientes denominados bibliotecas existem apenas para “cumprir tabela” e não sua função?

A culpa é dos profissionais? Talvez... Seria dos nossos líderes políticos os quais nos dão sinais de que a educação é um setor (assim como vários outros) que não representa investimento e sim gastos supérfluos? Provavelmente... Mas a promessa, tanto para os profissionais quanto para os estudantes do ensino obrigatório, é de que todas as escolas deverão ter uma biblioteca e um bibliotecário. Vamos ver como será essa estrutura e como será organizado todo esse sistema, se de fato será propício a um desenvolvimento educacional da sociedade ou se será apenas para “inglês ver” e fará parte da “boa” e velha política de pão e circo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário