quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Você sabia?

1) A Biblioteca Lênim de Moscou é a maior do mundo com quase 5 milhões de livros. Possui livros em quase todos os idiomas do mundo.
2) As bibliotecas já existiam no Egito no ano 2000 a.c. Papiros enrolados eram empacotados em jarros, e os jarros etiquetados e colocados em prateleiras.
Imagem: AJAS
3) O primeiro livro de que se tem notícia é Diamond Sutra, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
4) A Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C. A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos.
5) Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho - é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

Fonte: Amigos do Livro: o portal do livro no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário