quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Artigo: Impacto das tecnologias digitais na biblioteca universitária: reflexões sobre o tema

Texto de Luciana Moreira Carvalho e Armando Malheiro da Silva sobre o impacto das tecnologias digitais nas bibliotecas universitárias. Confira o resumo:


Imagem: http://www.geic.eti.br/ic/
Trata-se de pesquisa que objetiva analisar comparativamente o impacto da mediação das Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Universitárias de Portugal e nordeste do Brasil. O trabalho também visa investigar se a adoção dessas tecnologias traz de fato uma evolução nas práticas e serviços oferecidos, ou se há sinais de ruptura. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a valorização vertiginosa da informação impulsionaram mudanças no ambiente das bibliotecas universitárias, principalmente relacionadas aos produtos e práticas informacionais oferecidos. Nesse aspecto, a pesquisa enfatiza o comportamento do bibliotecário e do usuário de informação. Percebe-se que tanto a biblioteca deixou de existir exclusivamente presencial, se tornando também virtual, como o usuário, que pode ser presencial ou virtual, acarretando assim, impactos e mudança/adaptação do bibliotecário a essa nova realidade. A pesquisa será
qualitativa com base na metodologia quadripolar, através dos quatro pólos: epistemológico, teórico, técnico e morfológico. Pretende-se obter um quadro dos impactos reais das tecnologias digitais nas bibliotecas universitárias portuguesas e brasileiras e propor ações de adoção/inovação no uso dessas tecnologias pelas bibliotecas analisadas.

Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Tecnologias Digitais. Tecnologias Digitais – Mediação. Biblioteca - Serviços.
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário