terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que é Marketing de Biblioteca?

O marketing de biblioteca está relacionado ao marketing cultural que está se desenvolvendo no Brasil desde a década de 90. Essa ação de marketing cultural é a utilização da cultura para a promoção de serviços, produtos ou nome de uma empresa/organização.

Em uma biblioteca, o marketing é utilizado para divulgar os serviços que a biblioteca oferece, sempre pensando nas necessidades de seus clientes (nesse caso, dos seus usuários). A unidade de informação deve fazer esse marketing unida com os patrocinadores desses serviços, que pode ser a própria instituição mantenedora da biblioteca, por exemplo.

Essas ações fazem com que a biblioteca tenha a atenção dos seus usuários potênciais, alcançando assim o seu objetivo principal.
"A chave do sucesso do marketing repousa em uma programação cuidadosa, em uma execução eficaz dos programas e em uma avaliação constante dos resultados alcançados" (Cobra e Zwarg, 1987).

Os bibliotecários são fator primordial para o marketing nas unidades de informação. Isso porque os profissionais de biblioteconomia são os intermediários entre os documentos e os usuários desses documentos.

Considerando o leitor um cliente da biblioteca, os bibliotecários são os mais indicados para a identificação das necessidades desses clientes e a promoção de um marketing dos serviços que atenderão as necessidades desses clientes.


Fonte: Juliana Souza, Blog Coisa de Bibliotecário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário