No site da Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo foi publicada uma reportagem a qual aborda as atividades e funções desempenhadas pelos bibliotecários:
Hoje em dia, o bibliotecário pode atuar em centros de documentação ou informação, arquivos, centros culturais, centros de memória, museus, editoras, empresas de rádio, TV e Internet, órgãos governamentais, empresas privadas e do terceiro setor, bancos de imagem, serviços de informação em geral, entre outros. Além de tratar e desenvolver recursos de informação, ele pode desenvolver e realizar ações educativas e de ação cultural (principalmente de acesso à leitura); trabalhar com organização e disponibilização de documentação histórica e conservação e restauração de obras raras; integrar e desenvolver estudos e pesquisas em diversas áreas; fazer parte dos processos das empresas na tomada de decisão e na certificação de qualidade; atuar como analista de conteúdo de Internet; administrar, desenvolver e manter bancos de dados, sistemas de informação, bibliotecas digitais e virtuais; organizar sites e portais corporativos, realizando a arquitetura de informação; implementar e integrar os processos de gestão de conhecimento de organizações.
Além disso, ele também pode atuar como autônomo, prestando consultorias a empresas. Por conta de suas múltiplas possibilidades de atuação, o bibliotecário foi ganhando outros nomes ou "apelidos", tais como: profissional da informação, gestor da informação, gestor de conhecimento. Seja como for, a presença de um profissional com as suas competências tem sido cada vez mais necessária nos atuais tempos.
Fonte:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200703-bibliotecario.php
Figura: Cartaz de divulgação do CRB.
Fonte:http://www.abdf.org.br/principal/index.php/notas-mainmenu-77/663-conheca-alguns-locais-de-atuacao-do-bibliotecario
Figura: Cartaz de divulgação do CRB.
Fonte:http://www.abdf.org.br/principal/index.php/notas-mainmenu-77/663-conheca-alguns-locais-de-atuacao-do-bibliotecario
Nenhum comentário:
Postar um comentário