sexta-feira, 24 de junho de 2011

Entrevista: bibliotecária professora universitária....

O Guia bibliotecário entrevista a quarta bibliotecária, a professora Lívia Ferreira de Carvalho (foto) da Universidade Federal de Goiás – UFG. Ela comenta sobre suas atividades e suas perspectivas acerca do profissional bibliotecário.

Local de trabalho: Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - UFG .

Formação acadêmica: Graduação em Biblioteconomia (UFG) e Mestrado em Ciência da Informação (UnB).

Quais atividades exerce em seu campo de trabalho?
Atuo como docente do curso de Biblioteconomia. Na carreira acadêmica desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Possui uma linha de estudo?
Minha área de atuação é Gestão da Informação, com ênfase em estudos de necessidades de informação, serviços e produtos de informação e desenvolvimento de acervo.

Qual a sua visão sobre a profissão do bibliotecário hoje?  Percebo que com a presença da internet a nossa profissão ao invés de perder espaço se faz ainda mais necessária, pois com um volume cada vez maior de informação o usuário precisa estar capacitado para selecionar as fontes de informação que realmente atendem às suas necessidades. Capacitar os usuários para que estes desenvolvam a competência informacional desponta com um dos campos de atuação mais promissores dos Bibliotecários. O desenvolvimento de produtos e serviços de informação digitais para apoiar o ensino presencial e o ensino à distância também se configura como importante espaço profissional.

Se sente realizada em exercer a profissão de bibliotecária?
Sinto-me duas vezes realizada com a minha escolha profissional, porque além de Bibliotecária sou professora, e essa experiência me permite aprender constantemente com os estudantes, o que me enriquece muito profissionalmente.

e-mail de contato profissional (opcional): liviaf.carvalho@yahoo.com.br




A bibliotecária se mostra otimista quanto ao futuro da profissão frente as TIC´s (Tecnologias de Comunicação e Informação). Realmente, essas tecnologias propiciaram mais uma opção de atuação para o profissional bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário